quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

TUDO É POSSÍVEL

MARIA STELA GOMES PEDROSA
“Eu tenho um sonho de que um dia, esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: "Achamos que estas verdades são evidentes por elas mesmas, que todos os homens são criados iguais".” Esse fragmento do discurso de Martin Luther King, Jr., sempre me inspirou. Quem não sonha com uma sociedade em que todos, apesar de diferentes, têm as mesmas chances?
Considero o meu, possível, acredito e trabalho para construção de uma escola inclusiva, que respeite e trabalhe a diversidade, só assim será cidadã. Entretanto como ela seria?Para Silva (1999, p.02) “a escola ideal, pura e simplesmente, seria aquela que despertasse a curiosidade absoluta da criança, proporcionasse todas as experiências possíveis do conhecimento e discutisse francamente com seus alunos valores.” A construção de uma proposta de educação pela e para cidadania surge a partir de sonhos e claro de reflexões e observações da realidade que permitem formação de uma nova consciência.
O papel do educador é fundamental, mas sozinho não se transforma nada, é preciso que se trabalhe com a coletividade, em grupos. Devemos apostar na elaboração de propostas apresentadas por todos os segmentos.É assim que a escola permite ao aluno se preparar para o exercício pleno da cidadania.
O processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos não se deve limitar a temas pedagógicos, mas também, incluir as questões do cotidiano, pessoais e da comunidade na qual a escola está inserida. De nada adianta importar projetos ou atividades que muitas vezes não tocam os nossos alunos, precisamos redimensioná-los, adaptá-los ou recriá-los. É bom ouvir, aprende-se muito.
Neste meu sonho, participo de uma ação, um projeto, no CEF 03 do Gama, escola em que trabalho, cujo tema seja a diversidade. Imagino a escolha dos sub-temas e temas afins, após uma discussão na coordenação e depois de ouvir os alunos e alguns pais e servidores, todos contribuindo para a escolha dos objetivos, competências, habilidades, procedimentos, avaliação e a definição do cronograma. Um projeto aberto, para ser escrito e executado ao longo do ano letivo, ressalto que o tema nunca foi trabalhado dessa forma em minha escola. Apenas alguns textos em sala de aula foram lidos, ficando restrito as atividades de interpretação, sem grandes reflexões.
O trabalho com o tema diversidade aproxima a escola da visão de cidadania moderna que segundo Demo (2002, p.34) forma um “cidadão sempre alerta e bem informado, crítico e criativo, capaz de avaliar sua condições sociais, econômicas, dimensionar sua participação histórica, reconstruir suas práticas, participar decisivamente da sociedade e da economia”. Acrescento a esse pensamento , a afetividade, sem ela não construímos nenhuma relação ,o individuo fica vazio, as relações se tornam frias, precisamos da energia gerada pela troca, afinal somos humanos.
Referências Bibliográficas.
DEMO, Pedro.Pesquisa e construção do conhecimento;metodologia científica no caminho de Habermas.Rio de Janeiro.RJ.2002.
JR. Martin Luther King. Eu Tenho Um Sonho. Discurso.Disponível em:
http://www.english-zone.com/holidays/mlk-dreamp.html

PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto.As Ciências Humanas no Ensino Médio e suas Tecnologias : compromisso social e ético no cotidiano . Brasília : CEAD/UnB, 2008.
SILVA,Patrícia Lins e. A Escola Ideal Desperta Curiosidade.Entrevista. Caderno da Educação - O Dia, de 12 Jan 99.

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