sábado, 10 de julho de 2010

PRODUÇÃO DE TEXTOS

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 01 DO GAMA
PI- PRODUÇÃO DE TEXTOS- 2010
PARTE 1
Síntese e Resumo
Para alguns estudiosos e professores, síntese é o texto construído com as próprias palavras. Resumo é o texto construído com palavras de outro texto. Nos dois casos, os textos são breves e curtos. Segundo a argentina Maria Helena Rodrigues, especialista em linguística, não existe diferença entre síntese e resumo. Ela costuma dizer que isso é uma invenção da escola e dos professores e que, linguisticamente falando, essa diferença não existe. O que não dá para entender, é que, apesar de saberem que um resumo é feito com as palavras de outro texto, os professores querem que os alunos façam resumos com as próprias palavras.
Fonte:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090529174410AAKQoph.
SÍNTESE/RESUMO
É um tipo especial de composição que consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. Desse modo, só devem ser aproveitadas as idéias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundário.
COMO RESUMIR UM TEXTO
Ler não é apenas passar os olhos no texto. É preciso saber tirar dele o que é mais importante, facilitando o trabalho da memória. Saber resumir as idéias expressas em um texto não é difícil. Resumir um texto é reproduzir com poucas palavras aquilo que o autor disse. Para se realizar um bom resumo, são necessárias algumas recomendações:

1.Ler todo o texto para descobrir do que se trata.

2. Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a identificar.

3.Distinguir os exemplos ou detalhes das idéias principais.

4. Observar as palavras que fazem a ligação entre as diferentes idéias do texto, também chamadas de conectivos: "por causa de", "assim sendo", "além do mais", "pois", "em decorrência de", "por outro lado", "da mesma forma".

5. Fazer o resumo de cada parágrafo, porque cada um encerra uma idéia diferente.

6. Ler os parágrafos resumidos e observar se há uma estrutura coerente, isto é, se todas as partes estão bem encadeadas e se formam um todo.

7. Num resumo, não se devem comentar as idéias do autor. Deve-se registrar apenas o que ele escreveu, sem usar expressões como "segundo o autor", "o autor afirmou que".

8. O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo de assunto abordado. É recomendável que nunca ultrapasse vinte por cento da extensão do texto original.

9. Nos resumos de livros, não devem aparecer diálogos, descrições detalhadas, cenas ou personagens secundárias. Somente as personagens, os ambientes e as ações mais importantes devem ser registrados.
FONTE:Copyright © Desde 08/2000 Vestibular1. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Nenhum comentário: