UnB/IdA/Grupo
Arteduca
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ARTEDUCA 2011
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Módulo
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7- A educação em arte em uma perspectiva
pós-moderna
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Turma
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2
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Aluno (s)
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CARLOS FERNANDES CAVALCANTE
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Tutores
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KÁTIA E BIANCHO
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Atividade
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1-TEXTO INDIVIDUAL-
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Reflexões
No decorrer dos
últimos vinte e cinco anos, tempo em que trabalho na SEEDF e no Ensino Médio,
surgiram diferentes concepções de currículos, construídas respeitando as
diretrizes das leis 5692/71, que conforme Agostini (2000) “estabeleceu um ensino
tecnicista para atender ao regime vigente voltado para a ideologia do
Nacionalismo Desenvolvimentista” e 9394/96, que propôs
uma “reforma curricular para o Ensino Médio que se pauta nas constatações sobre
as mudanças no conhecimento e seus desdobramentos, no que se refere à produção
e as relações sociais de modo geral.” Favorecendo a dicotomia entre a prática ,moderna e o discurso,
pós-moderno.
Segundo
Martins (citado em Oliveira 2008, p.535-548), “há duas concepções básicas de
currículo: a tradicional, que vê o currículo como “[...] um plano de estudos que
habilita o professor a organizar e dirigir o seu trabalho, assim como o de seus
alunos” e a segunda que enfoca o currículo “[...] como sendo a soma total das
experiências dos alunos e que são planejadas pela escola como uma instituição,
envolvendo tanto os alunos como os professores e processos de ensino e de
trabalho”.
Atualmente,
na rede do DF, a segunda proposta permeia os currículos de Artes e Literatura,
área em que atuo. Em Artes, priorizam-se expectativas de aprendizagem relativas
ao desenvolvimento de habilidades ligadas à Proposta Triangular: produção,
fruição e reflexão, possibilitando uma organização curricular mais integrada, permitindo
aos estudantes o acesso e apropriação aos diferentes referenciais de leitura. Nas
duas disciplinas, descrevem-se caminhos para o letramento e inclusão
tecnológica, essenciais em uma sociedade pós-moderna.
Entretanto,
na instituição em que atuo não vislumbro,de uma forma geral, a práxis
pedagógica pós-modernista. Reflexo, talvez, de uma estrutura engessada, burocrática,
gestores comprometidos com os aspectos administrativos, estruturas deficitárias
e professores exauridos desvalorizados e uma formação anterior a atual LDB.
Neste ano letivo,eu e um grupo de professores ,desenvolvemos uma prática
baseada na cooperação multi e interdisciplinar, no protagonismo juvenil e na
efetiva incorporação das tecnologias de informação. Abrimos os nossos
currículos e estabelecemos um diálogo com todos os envolvidos no processo
educacional, elaborando atividades que modificaram a nossa prática docente.
Acredito que construímos alicerces que podem abrir
espaços para o predomínio de práticas pós-modernas, tão claras na obra de
Maturana e Varela. Buscamos compreender as relações plurais e complexas
existentes em nosso espaço Para nós a
escola não é um lugar condenado ao desentendimento.
REFERÊNCIASBARBOSA, Ana Mae. Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo. Disponível em: <http://www.revista.art.br/site-numero-00/anamae.htm>. Data de acesso 19 set. 2011.
_________________Arte-
educação pós-colonialista no Brasil.Artigo.1994.
Disponível em : http://www.arteduca.unb.br/ava/mod/forum/discuss.php?d=8697 .
Acssado em 21/09/2011.
CAMPELLO, Sheila. A educação em Arte em uma perspectiva pós-moderna. Módulo 7. 2011. UNB. Disponível em: http://www.arteduca.unb.br/ava/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=4859. Acessado em 15/09/2011.
OLIVEIRA,
Maria Zélia Freire de.Currículo:um instrumento social, educacional e
cultural.Artigo.Revista Diálogo Educacional. 2008. Paraná. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1891/189116834015.pdf.
Acessado em 17/09/2011.
RIBEIRO,William Goes.Multiculturalismo, juventude e formação
do professor: potenciais para uma discussão sobre a diferença.Artigo.
Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/184/175
.Acessado em 21/09/2011.
Links:
Oba: texto elaborado com atividade avaliativa. Proposta:
Sigam os passos para realizar a atividade 1 - individual
- Leia atentamente o texto A educação em Arte em uma perspectiva pós-moderna.
- Reflita a respeito dos padrões modernos e pós-modernos encontrados no campo da educação e apresentados no texto que fundamenta este módulo .
- Identifique características de um e de outro e liste-as.
- Em seguida reflita a respeito de seu contexto de trabalho e tente traçar um paralelo entre as duas reflexões - sobre as características do modernismo e do pós-modernismo na educação e sobre as características de sua escola, ou do órganismo em que trabalha.
- Releia o seguinte trecho:"O desafio maior que nós, educadores, enfrentamos consiste em tentar viabilizar a aplicação de um currículo elaborado conforme parâmetros pós-modernos, em uma realidade escolar que continua atrelada a padrões modernos."
- Considerando a situação encontrada em sua escola, ou a entidade na qual trabalha e os métodos que são praticados por você e seus colegas, responda às seguintes questões:
- A citação acima poderia se aplicar a esse contexto?
- Você pode considerar que sua escola (ou a entidade na qual trabalha) está atrelada aos padrões modernos ou aos pós-modernos?
- Em que paradigma você poderia enquadrar sua própria atuação?
Redija um texto com aproximadamente 30 linhas e publique no fórum de versões finais das atividades, quando este for aberto.
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