sexta-feira, 20 de março de 2009

LETRAMENTO E RESUMO- REFERENCIAL TEÓRICO

TEXTO 1-
Letramento e avaliação da educação em larga escala
A palavra “letramento” é a “versão para o português da palavrada língua inglesa literacy. (...) Literacy é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever. Implícita nesse conceito está a idéia de que a escrita traz conseqüências sociais, culturais,políticas, econômicas, cognitivas, lingüísticas, quer para o grupo social em que seja introduzida, quer para o indivíduo que aprenda a usá-la. Em outras palavras: do ponto de vista individual, o aprendera ler e escrever – alfabetizar-se, deixar de ser analfabeto, tornar-se alfabetizado, adquirir a ‘tecnologia’ do ler e escrever e envolver-se nas práticas sociais de leitura e de escrita – tem conseqüências sobre o indivíduo, e altera seu estado ou condição em aspectos sociais,psíquicos, culturais, políticos, cognitivos, lingüísticos e até mesmo econômicos; do ponto de vista social, a introdução da escrita em um grupo até então ágrafo tem sobre esse grupo efeitos de natureza social,cultural, política, econômica, lingüística. O ‘estado’ ou a ‘condição’ ,que o indivíduo ou grupo social passam a ter, sob o impacto dessas mudanças, é que é designado por literacy” (Soares, 1999, p. 17-18).
Assim, podemos definir letramento como a capacidade de um indivíduo de se apropriar da escrita, sendo capaz de utilizá-la em diversas situações exigidas no cotidiano. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a aptidão para ler e produzir textos –dos mais variados gêneros e temas – com proficiência é o mais significativo indicador de um bom desempenho lingüístico e, conseqüentemente, de letramento. Um escritor competente deve, portanto, saber selecionar o gênero apropriado a seus objetivos e à circunstância em que realizará seu discurso. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 91-113, dez. 2002 95.Disponível em Mas essa definição de letramento e a forma de avaliá-lo são diferentes em cada país e podem variar mesmo entre escolas do mesmo estado. Na avaliação, de acordo com Magda Soares (1999, p. 86), “os critérios segundo os quais os testes são construídos é que definem o que é letramento em contextos escolares: um conceito restrito e fortemente controlado, nem sempre condizente com as habilidades de leitura e escrita e as práticas sociais fora das paredes da escola”. Neste sentido, são freqüentes os casos em que indivíduos “são capazes de comportamentos escolares de letramento, mas são incapazes de lidar com os usos cotidianos da leitura e da escrita em contextos não escolares” (idem, ibid.). Isso se justifica pelo fato de muitas vezes a escola ser um mundo à parte, e não assumir o seu papel de preparar o sujeito para a realidade na qual se insere.
FONTE: AVALIAÇÃO E LETRAMENTO:CONCEPÇÕES DE ALUNO LETRADO
SUBJACENTES AO SAEB E AO PISA*ALICIA BONAMINO**CARLA COSCARELLI***CRESO FRANCO****


TEXTO 2


Técnicas de Resumo
► Antes de Resumir:
-dividir o texto em partes
-resumir cada parte.
-colocar notas à margem do texto
-sublinhar as frases, expressões ou palavra-chave que sejam importantes para a
identificação das ideias principais do texto (não omitir: referência a movimentos
literários, políticos ou outros, nomes próprios, termos técnicos, palavras de difícil
substituição e datas importantes)
-identificar os articuladores /conectores do texto.
► Princípios básicos a ter em conta na realização do Resumo:
-referir-se apenas às ideias principais
-respeitar a sequência das ideias do texto original
-transformar o Discurso Direto em D. Indireto
-seguir uma correta articulação lógica, pois são estes que farão a articulação dos
parágrafos (ter em atenção os conectores que designam tempo, lugar, oposição,
conseqüência /causa, conclusão, semelhança..)
-manter a categorial gramatical
-manter o título do texto a resumir
► O que não deve ser feito:
-emitir juízos de valor
-alterar o conteúdo ideológico
-transcrever completamente frases do texto
-utilizar recursos expressivos (se o texto os utilizar, usam-se como citação)
-ultrapassar 1/3 do número de palavras do texto original
Fonte Bibliográfica: Sardinha, Leonor e Ramos, Lydia Vieira (2004) O texto Normativo,
Lisboa, Didáctica Editora, pp. 34.

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