quarta-feira, 29 de abril de 2009

MIDIA, CONVERGÊNCIA E ESCOLA

EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E GESTÃO ESCOLAR- 2009 UNITINS/SINPRO-DF Módulo 1 Introdução às tecnologias educacionais Alunos Carlos Fernandes Cavalcante / Virgínia K. A. C. do Nascimento/Elda Borges de Jesus Tutor George França Atividade Texto colaborativo- avaliação final

A cada dia os recursos tecnológicos estão se tornando parte do nosso cotidiano, entretanto existem aspectos que devem ser observados para a utilização das tecnologias na educação, são eles: o domínio do técnico e do pedagógico não deve acontecer de modo estanque, um separado do outro e não é preciso se tornar um especialista em informática ou em mídia digital para depois tirar proveito desse conhecimento nas atividades pedagógicas. Deve-se permitir que os conhecimentos técnicos e pedagógicos cresçam simultaneamente, a partir de um processo de interação, pois de acordo com Bescow (2006) “a internet suporta todos os componentes do modelo comunicativo: interativa, participativa, horizontal, multimodal, mas de que adiantaria tantos recursos tecnológicos se não existir um projeto comunicativo e educacional por trás desses meios?”, portanto além do conhecimento, é muito importante a construção de um projeto que transforme a prática docente.
Assim procurando aprender para redirecionar a prática pedagógica se faz necessário apresentar os conceitos básicos que direcionam este trabalho, tendo em vista que mídia e convergência fazem parte do universo educacional.
Para Jeckins citado por Barbizani (2008) “a convergência é um processo cultural. Refere-se ao fluxo de imagens, idéias, histórias, sons, marcas e relacionamentos através do maior número de canais midiáticos possíveis. Um fluxo moldado por decisões originais, tanto em reuniões empresariais quanto em quarto de adolescentes. Moldado pelo desejo de empresas de mídia de promover ao máximo marcas e mensagens, e pelo desejo dos consumidores de obter a mídia que quiserem , quando, onde quiserem; por meios legais ou não." O termo de mídia é bastante difundido, de acordo com o sítio http://www.foxmidia.com.br/midia.html, “ele designa de maneira genérica, todos os meios de comunicação, ou seja,os veículos que são utilizados para a divulgação de conteúdos de publicidade e propaganda.” Evoluindo para o conceito de mídia digital , termo que para Pernisa Jr. (2001:175) ,"refere-se, na maioria das vezes, ao universo da comunicação, indicando a pluralidade de meios aí presentes. Assim sendo, a mídia digital seria o espaço que comporta os meios de comunicação que se utilizam da linguagem binária da informática.” Então segundo o mesmo autor “termo mídia pode contemplar todos os meios de que trata hoje o universo da comunicação.” A escola, como espaço onde se privilegia o conhecimento, pode se tornar o centro que propões e estimula, além da inserção de novas tecnologias em sala de aula , a mudança no paradigma do ensino, tornada possível após a discussão e a compreensão de proposta elaborada pela comunidade, sabendo-se que o conhecimento, a propagação, criação e a inserção de uma nova uma de nova linguagem que nasce a partir da possibilidade de usar texto, imagem e som, de maneiras diferentes, interconectados chamado frutos da utilização da de mídia digital, modificará para sempre a relação dos envolvidos com o seu meio.
A mídia se faz presente na escola de todas as formas, seja pela internet, celular, televisão, jornais, revistas e outros. Cabe ao professor, em sala de aula, transformar isso tudo em ferramenta didática, e tirar proveito da situação, propondo atividades que contextualize e transforme a informação em conhecimento, levando os alunos a se posicionarem de forma critica e reflexiva. Daí a importância da pedagogia de projetos para que a atividade proposta tenha como característica básica a convergência, estimulando professores e alunos, buscando parcerias, promovendo a criação de blogs, revistas digitais, a utilização de e-books, além da compreensão sobre a importância dos sítios de relacionamento e de rede social, sabendo-se que eles propiciam uma nova percepção sobre a web , demonstrando como se utiliza vídeos com finalidades educativas e de entretenimento,além de viabilizar palestras e encontros através de videoconferência, trabalhando com o skype, por exemplo. Esses elementos facilitam a aprendizagem e o desenvolvimento de e competências e habilidades necessárias ao cidadão do século XXI. Algumas barreiras devem ser superadas, há escolas sem laboratórios e professores sem formação e recursos necessários, entretanto é preciso compreender que pequenas ações, podem possibilitar grandes transformações, basta querer. Ressalta-se que a utilização de mídias de convergência pode produzir uma escrita que acoplada ao computador possibilita existe a interação, o diálogo, a comunicação entre pessoas com diferentes condições perceptivas e de estruturas psicológicas. Como exemplo, mostramos que em 2008 no Centro de Ensino Fundamental 03 do Gama DF, dentro do PROJETO ARTCONEXÃO,executou-se uma atividade que possibilitou aos alunos, todos pertencentes de baixa renda e moradores de área com altos índices de violência, um trabalho que inclusão digital e utilização de mídias de convergência. A referida atividade estava assim estruturada:
1-Tema da atividade: AFRICANIDADES 2-Objetivo geral: Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro. 3-Objetivo específico: dominar os procedimentos de pesquisa, criar um blog, reconhecer as semelhanças culturais e sociais existentes entre alguns povos africanos e o Brasil. 4-Disciplinas: Português, História, Arte, Ciências, Matemática, Geografia e Educação Física. 5-Dinâmica: aula expositiva (conceito e exemplos de blogs, mídias, etc.,como fazer uma pesquisa,o que é direito autoral ?, etc.) 6-Cronograma: 4º bimestre de 2008. 7-Material e suporte necessário: Laboratório e informática, computadores pessoais, conexão banda larga, tutoria dos professores envolvidos. 8-Fontes de pesquisa: sites educacionais e do Blogger, blog do professor de Carlos, sites de busca- GOOGLE. 9- Avaliação: leitura e acompanhamento semanal das postagens,criatividade , pontualidade e respeito aos direitos autorais.Avaliação ao final do trabalho pela comissão, segundo os quesitos estabelecidos nas Orientações. 10-Endereços dos blogs: http://carllosfernandes.blogspot.com/2008_09_01_archive.html http://cef03gama7d.blogspot.com/ http://cef03gama7b.blogspot.com/ http://cef03gama7c.blogspot.com/
Por acreditar que tão importante quanto vivenciar uma nova era é ajudar a construí-la, buscou-se neste trabalho, além do aprofundamento dos conhecimentos sobre tecnologias educacionais, demonstrar que nas escolas de rede pública do DF existe uma prática que permite aos professores e alunos o domínio da tecnologia digital. Então aos poucos paradigmas e preconceitos são abandonados, o professor passa a entender que sem a utilização da mídia digital não há como interagir com o seu aluno.
Referências:
BARBIZANI, Vinicius. A Cultura da Convergência. Artigo. Publicado em 12/11/2008. Disponível em: http://imasters.uol.com.br/artigo/10688/midia/.Acessado em 18/04/09. BESKOW. Cristina Alves. Inclusão digital na escola pública:inter-relacionando a comunicação, a tecnologia e a escola. Artigo. Disponível em: http://www.cibersociedad.net/congres2006/gts/comunicacio.php?llengua=po&id=840. Acessado em 19/04/09. CEF 03.PROJETO ARTCONEXÃO- 2008. PERNISA Jr. Carlos. Mídia digital. Artigo. Lumina - Juiz de Fora - Facom/UFJF - v.4, n.2, p. 175-186, jul./dez. 2001 v. 5, n.Disponível em: http://www.facom.ufjf.br/lumina/R8-Junito%20HP.pdf. Acessado em 19/04/09. Sítio: http://www.foxmidia.com.br/midia.html.Acessado em 18/04/09

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