terça-feira, 13 de outubro de 2009

RESENHA UNITINS-TEXTO FINAL- AVALIADO

Curso de pós-graduação em Educação, Democracia e Gestão Escolar Disciplina: Gestão escolar e financiamento
Professor: Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior
Alunos: Cássia dos Reis Barbosa Guerra /Carlos Fernandes Cavalcante

REFLEXÕES

A escola é um lugar que abriga uma enorme gama de visões e forma de abordagens diferentes. Com isso, ao tentar definir a gestão, mais especificamente a gestão escolar, devemos levar em consideração essa multiplicidade de visões e valores que a ela abriga. Assim, desafio maior das instituições de ensino tem sido romper com a tradição da educação formal, que reproduz os mecanismos de poder estabelecidos pela classe dominantes do Brasil.
Com a Nova República, a promulgação da Constituição Cidadã e da Lei de Diretrizes e Bases, as escolas passaram por profundas mudanças, boa parte delas para atender ao discurso político e partidário de nossos Governos, que adotaram por sua vez o neoliberalismo .A luta por eleições diretas e melhoria na educação passaram a fazer parte de nossas reivindicações.Apesar de tudo: campanhas, debates , seminários ,etc. O SINPRO DF nem sempre foi ouvido.Lutamos por nossa ideologia ou ponto de vista.De acordo com Lombardi (2006:12) são “várias opiniões arraigadas que temos sobre o mundo, a sociedade, a vida e o trabalho, e também sobre a escola, sobre a administração escolar e sobre o papel do diretor de escola.”
Uma das grandes transformações ocorridas se refere à gestão. Um dado se torna relevante, segundo Gois in Lombardi (2006:14) “a indicação política é, segundo o Saeb (exame do MEC que avalia a qualidade da educação), a que tem mais impacto negativo no desempenho dos estudantes. Sabemos que na área da administração as contribuições de Taylor e Fayol são muito valiosas e, que algumas dessas teorias administrativas adentraram a área educacional de forma intempestiva, inicialmente na rede privada, mas essas teorias estão cada vez mais sendo aplicadas também nas instituições de ensino públicas.
Torna-se importante para nosso estudo, diferenciar instituição e organização, palavras que não raras vezes são utilizadas erroneamente como sinônimos. Segundo Francisco (2009),"a organização é a construção que surge quando um grupo de pessoas se junta em torno de algo ou mesmo de objetivos expressos, havendo uma mobilização para isso. Ela surge com objetivos que, ao longo de sua existência podem ser repensados rapidamente, em face das constantes necessidades locais e/ou regionais." Por outro lado, a instituição, também fruto de um grupo de pessoas que se juntam em torno de algo ou mesmo de objetivos expressos, é algo mais cristalizado. Como assim? Ela pode ser vista como o desenvolvimento e a consolidação ao longo da existência de um coletivo em torno de seus objetivos. “Nesse sentido, suas regras e leis são mais rígidas e não facilmente modificadas a cada ‘vento social". Segundo Mara Lúcia Castilho, “o uso do termo gestão da educação pode se referir muitas vezes a modelos distintos, embora complementares, de gestão dentro de uma instituição de educação (da gestão administrativa à gestão do processo educacional)”.Existem modelos de gestão e organização das instituições de ensino, dentre eles iremos destacar o político e o racional burocrático. No político, é enfatizado a importância do poder, da luta e do conflito, inexistem objetivos consistentes e partilhados por todos. Os processos de tomada de decisão aparecem como processos complexos de negociação. Já no racional, acentua a clareza dos objetivos organizacionais e pressupõe a existência de processo e de tecnologias claros e transparentes,sendo, portanto o mais utilizado nas instituições escolares. No Distrito Federal, não é diferente e o racional-burocrático também é utilizado e os processos de tomada de decisões nas instituições escolares públicas contam, em governos, com a participação do sindicato e da comunidade.
Conclui-se que a gestão deve levar em consideração a pluralidade de visões e valores que a escola abriga e deve-se também acreditar que o modelo ideal de gestão ainda está por se criar ou construir, conforme a afirmação de Lima (2006:01) “nem tudo está perdido. Ainda há alguma esperança. Ainda não interditaram o coração dos homens.” REFERÊNCIAS: CASTILHO, Mara Lúcia. GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR:O CASO DAS INSTIUIÇÕES PRIVADAS NO DF. Disponível em: http://www.unirevista.unisinos.br/. Acesso em: 23 de setembro de 2009. JÚNIOR, Francisco Gilson R. Pôrto. GESTÃO ESCOLAR E FINANCIAMENTO.2009.Disponível em: http://ava2.unitins.br/ava/default.. Acessado em 2/09/2009. LIMA, Ray.ESCOLA ZUMBI – IDEÁRIO DE POLÍTICA EDUCACIONAL, CONCEITO DE ESCOLA PÚBLICA. Artigo. Ceará. 2006. Disponível em: http://www.politeia.org.br. Acessado em 09/09/2009 . LOMBARDI, José Claudinei. A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM HISTÓRICA DA GESTÃO EDUCACIONAL. Artigo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial. 2006. Disponível em http://www.histedbr.fae.unicamp.br. Acessado em 17/09/2009.

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