domingo, 24 de julho de 2011

Estratégias de ensino e aprendizagem a distância

ARTEDUCA 2011-CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ALUNO: Carlos Fernandes Cavalcante
Turma 2 - Tutores: Kátia e Biancho
Módulo 2 - Fundamentos da aprendizagem a distância
Atividade 4: Definição de Educação a Distância Fórum
Estratégias de ensino e aprendizagem a distância
O módulo “Estratégias de ensino e aprendizagem a distância” da Profª Fátima Guerra apresenta duas conceituações sobre ead que merecem comentários e um estudo breve e contextualizado. Antes de iniciar a tarefa é preciso evidenciá-los novamente:
1-“O ensino à distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula, como meio preferencial do ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes”. (Aretio, 2001).
2-“Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”. (Decreto 2.494, de 10 de fevereiro de 1998).
Ressalta-se também,sinteticamente, algumas das principais características da EAD:
1-Os cursos:geralmente propiciam a aprendizagem de uma forma colaborativa e independente.O estar sozinho, adquire uma outra conotação.
2-A população: geralmente composta de jovens e adultos, que buscam uma modalidade de ensino mais acessível e compatível com o seu estilo de vida.
3-A comunicação: é feita através de um veículo de massa, mediado por Midas ou um ambiente acolhedor que permite a comunicação entre o professor/tutor e o aluno.
3-As mídias: todos a os meios e multimeios conhecidos são utilizados, desde o papel até o hipertexto.
4-A interatividade: é possível graças à utilização de correio, telefone, teleconferência, videoconferência, fax, Internet e também em encontros presenciais.
5- Os custos: muitas vezes mais acessível que a modalidade presencial, em mundo urbano caótico, evitar o trânsito e ganhar tempo já é um grande benefício.
A experiência ajuda a confirmar ou refutar idéias. Quando participei do primeiro curós a distância (Africanidades/ UNB- 2006) não tinha a menor idéia de como funciona essa modalidade. Tudo era novo, “apanhei demais”, entretanto, persisti, procurei conhecer cada ferramenta do AVA- Moodle, foi uma vitória. Vi muitos desistirem, a evasão foi grande. Tive uma Tutora extremamente profissional e sensível.
Aprendi, dentre tantas coisas, a importância da pontualidade e compromisso, por isso entendo as palavras da professora Fatima Guerra. Em seu diálogo, ela mostra que sem o perfeito funcionamento de rede que envolve todo o processo de um curso a distância, não há sucesso. O aluno deve ter a certeza do que quer e perceber se essa modalidade de ensino realmente está adequada ao seu perfil. Precisa entender também que a Ead não é melhor ou mais fácil que a outra, é apenas uma opção que se bem aproveitada pode propiciar um ensino de qualidade e transformador.
Percebi que a utilização das Tics na educação possibilita ao cidadão do século XXI uma proximidade maior com as demandas de seu século.Até 2006 utilizava o computador apenas para navegar e sem vergonha declaro que sequer abria o editor de texto –Word.Como sou muito ocupado e mora relativamente distante da UNB,essa forma de ensino tem permitido a sustentação de um contínuo de formação continuada, jamais imaginei chegar ao terceiro curso de especialização tão rapidamente, desde 2008, venho buscando neles caminhos para o aperfeiçoamento e aprofundamento de minha prática pedagógica e pesquisas .
Após as considerações acima, permito-me a elaboração de um conceito que reflete a minha experiência,esclarecendo que o preconceito acadêmico que cerca a ead é fruto apenas de estudos superficiais e de retóricas daqueles que se posicionam sempre contra a evolução tecnológica.Então:
3-“Educação a distância é uma modalidade de ensino baseada em uma rede colaborativa, com o apoio das Tics, que requer responsabilidade e persistência de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.”
Para finalizar, graças a ead posso realizar um sonho: cursar uma especialização em ARTEDUÇÃO.
REFERÊNCIAS
CHAVES, E. Ensino a Distância: Conceitos Básicos. Disponível em: .
NUNES, I. Noções de educação a distância. Disponível em: .
SOUSA,M.F.G.MÓDULO 2.Fundamentos da Aprendizagem a Distância.Disponível em: http://www.arteduca.unb.br/ava/file.php/170/3Estrate_gias.pdf .Acessado em 11/06/2011.
SÍTIOS PARA CONSULTA
http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ribeiro/cap3.html .Acessado em 12/06/2011

Nenhum comentário: