domingo, 24 de julho de 2011

Dewey - Abordagens teóricas aplicadas à Educação a Distância

ARTEDUCA 2011
UnB/IdA/Grupo Arteduca
Módulo Módulo 3 – Abordagens teóricas aplicadas à Educação a Distância
Turma Equipe 1
Aluno (s) Carlos, Doralice, Fabiana, José Gonçalves e Simone
Tutores Kátia e Biancho e Sheila
Atividade Atividade 7
Dewey prioriza concepções importantes no ensino dos alunos, tais como a valorização no modo de pensar e a união entre a teoria e a prática, enfatizando o crescimento nos três aspectos: físico, emocional e intelectual. Em Machado (2006), citando um trecho da obra Democracia e Educação, Dewey afirma que “em escolas equipadas com laboratórios, lojas e jardins, que livremente introduzem dramatizações, jogos e desporto, existem oportunidades para reproduzir situações da vida, e para adquirir e aplicar informação e ideias num progressivo impulso de experiências continuadas.” Sua filosofia e práticas docentes têm por base a liberdade do educando, para que este construa seus conhecimentos e elabore suas dúvidas, não desprezando, porém, a participação do educador.
A filosofia Deweyana denominada, Pragmatismo, remete a uma prática docente baseada na liberdade do aluno para elaborar as próprias, certezas, conhecimentos e regras morais. Isso não significa reduzir a importância do currículo ou dos saberes do educador. A abordagem de uma ação reflexiva, destacando-se a descrição, execução e depuração, os novos conhecimentos articulam-se com os conhecimentos anteriores, criando uma parceria entre professor e aluno, em um aprendizado conjunto. Segundo Dewey “O aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento”, em lugar de começar com definições ou conceitos já elaborados, deve-se usar procedimentos que façam o aluno raciocinar e elaborar os próprios conceitos para depois confrontar com o conhecimento sistematizado. Especificamente na experiência de educação à distância que justifica o presente trabalho é possível identificar tal adequação baseando-se no fato de que Dewey acreditava que, para que o êxito educacional seja atingido é necessário que um grupo de pessoas troque idéias, conhecimentos, sentimentos e experiências sobre várias situações e práticas cotidianas, havendo a necessidade da participação conjunta da escola e dos alunos para que compartilhem esses conhecimentos e gerem transformações.
Portanto, a utilização de meios eletrônicos e interativos, os quais permitam ao aluno acessar a informação transmitida pelo mesmo, buscando a construção de conhecimento próprio e significativo, estruturaram a EAD, uma forma de educação em que o tempo e espaço diferem das estruturas educacionais tradicionais. O ARTEDUCAÇÃO, por exemplo, utiliza como espaço um ambiente virtual de aprendizagem consentindo que o processo de formação/aprendizagem se adapte a realidade do aluno, sem que haja perda da qualidade. Ao garantir o suporte, observa-se o papel da instituição definido por Dewey: possibilitar ao aluno um papel ativo e responsável, juntamente com os outros atores, no processo de aprendizagem, baseado na democracia e acessibilidade.


REFERÊNCIAS
CAMILLO, Rogéria Dias Interação no componente on-line de cursos semipresenciais: um estudo de caso / Rogéria Dias Camillo.Rio de Janeiro: UFRJ / Faculdade de Letras / Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada, 2010. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/linguisticaaplicada/docs/dissert/rogeriacamillo.pdf .Acessado em 16/07/2011.
DEWEY. John. A Escola e a Sociedade. Lisboa: Relógio d’Água, 2002
_____________.Experiência e educação. Trad. Anísio Teixeira. 2 ed.São Paulo: Nacional, 1971.Disponível em: http://www.arteduca.unb.br/ava/mod/forum/discuss.php?d=8405#p310175 .Acessado em 16/07/2011
FONSECA, Renata Almeida. A modelagem de unidades de aprendizagem usando recursos de ambientes virtuais / Renata Almeida Fonseca. – Campinas, SP:Centro de Computação da UNICAMP, 2007.73p.Disponível em: http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/ead/document/?view=100. Acessado em 08/07/2011.

HAMZE, Amélia. Escola Nova e o movimento de renovação do ensino. Artigo.2005.Disponível em:http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/escola-nova.htm . Acessado em 08/07/2011.
MACHADO, João Luís de Almeida. John Dewey e a Escola Ativa
Pelo surgimento de uma Nova Escola.Disponível em:http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=447. Acessado em 14/07/2011.
NETO, Francisco J. da S. Lobo. A "Teoria da Distância Transacional" de Michael G. Moore.Artigo.2002.Disponívelem:http://www.abed.org.br/revistacientifica/_brazilian/cartas_editor/documentos/teoria_michael.html .Acessado em 08/07/2011.
OLIVEIRA, Gleyva Maria Simões. O Sistema de Tutoria na Educação a Distância. Artigo. Cuiabá.2006.Disponível em : http://www.uab.ufmt.br/uab/images/artigos_site_uab/tutoria_ead.pdf .Acessado em 11/07/2011.
RAMALHO. Priscila.John Dewey. Artigo. 2008.Disponível em:
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/john-dewey-307892.shtml. Acessado em:11/07/2011.
ROCHA, Adriana Conde & CAMPELLO,Sheila.Módulo 2- Abordagens Teóricas Aplicadas à Educação a Distância.UNB.Brasília.Disponível em: http://www.arteduca.unb.br/ava/file.php/170/abordagens.pdf.Acessado em 09/7/2011.
POMBO, Olga. John Dewey. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/dewey/lab_school/john_dewey.htm. em 12/07/2011.

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