domingo, 24 de julho de 2011

Mediação pedagógica e metodologia colaborativa na educação em rede

ARTEDUCA 2011
UnB/IdA/Grupo Arteduca
Módulo Módulo 2 – Unidade 2
Turma 2- Equipe 3
Aluno (s) Carlos, Mariana, Simone, Gilberto.
Tutores Kátia e Biancho
Atividade Versão final do glossário

Mediação pedagógica e metodologia colaborativa na educação em rede
1-Aprendizagem Colaborativa: A aprendizagem colaborativa é um processo de reaculturação, através de dinâmicas coletivas, que ajuda os estudantes a se tornarem membros de comunidades de conhecimento dão-se pela troca de experiências, ajuda mutua, reflexão critica dos alunos dentro de um ambiente de aprendizagem favorável a isso. E é justamente a soma de todos estes valores que a colaboração de cada um irá contribuir diretamente no crescimento intelectual e até mesmo emocional do educando.
REFERÊNCIAS
SOUZA, Fatima G ; Fundamentos da Aprendizagem a Distância
ALCÂNTARA et al apud SIQUEIRA
http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/171tcc3.pdf
2-Aprendizagem significativa: Teoria defendida por David Ausubel segundo a qual a aprendizagem se dá através de um processo onde os novos conhecimentos relacionam-se aos conhecimentos já assimilados anteriormente pelo aprendiz. São Aprendizagens construídas através da reflexão critica e da relação do “vivido” do aluno com o conteúdo apresentado, de modo que o educando é transformado de forma pessoal. Dessa maneira o aluno leva o que aprendeu para situações reais de sua vida, manifesta o desejo de continuar aprendendo, e mudar o meio em que vive. Como educadores precisamos encontrar as ferramentas para cada aluno, para cada situação, para que ele possa utilizá-las na construção de seu próprio conhecimento. Mesmo que para isso precisemos reaprender a nossa própria realidade.
REFERÊNCIAS
SOUZA, Fatima G; Fundamentos da Aprendizagem a Distância.
GERALDI, João W; A aula como acontecimento. 2010.
3-Matriz Humanizante: Sua fundamentação baseia-se em princípios de solidariedade e companheirismo entre os integrantes do grupo, onde um estudante sempre busca se colocar no lugar do outro, na execução de trabalhos valorizando a humanização dos relacionamentos na mediação educacional ocorrida nas salas de aula virtuais.
REFERÊNCIAS
http://porcontaeriscocolorindo.blogspot.com/2008/10/matriz-humanizante.html http://www.fe.unb.br/linhascriticas/linhascriticas/n27/educacao.html
http://www.insightead.com.br/file.php/1/Orientacoes_aos_Alunos_V1.pdf
http://www.educoas.org/portal/digital/lae-ducacion/139/pdf

4-Mediação na aprendizagem: Para Piaget, o aprendente é o autor do seu conhecimento e ninguém poderá fazer isto por ele, porém, é a aprendizagem que depende do desenvolvimento, ou seja, ela vai depender do nível de desenvolvimento em que o sujeito se encontra. Em EaD o papel de detectar o nível de desenvolvimento do aluno, trabalhar de acordo com o conhecimento real e a zona de desenvolvimento proximal de cada um é do tutor, através da mediação. Assim é muito importante o papel do Tutor, que participando ativamente do processo de aprendizagem do aluno, permanece atento às suas dificuldades em relação a cada conteúdo, sabendo assim como atuar (através de propostas de atividades etc.) para melhor ajudar a esse aluno, a compreender o que foi proposto. Em um curso a distância o Mediador (tutor) precisa obter informações sobre cada cursista, através das atividades postadas, para conhecer suas condições prévias. “Para desenvolver esta mediação ele conta com o apoio de sistemas de gestão e operacionalização específicos, bem como materiais didáticos intencionalmente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados através de diversos meios de comunicação” (Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância: 2003).
REFERÊNCIAS
MILL, Daniel; O desafio de uma interação de qualidade na educação a distancia: o tutor e sua importância nesse processo.
Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância: 2003. MEC; http://www.caxias.rs.gov.br/_uploads/educaca/publicacao_182.pdf http://eductecnologico.blogspot.com/
5-Psicologia Cognitiva: Segundo STENBERG (2000, p.22) , a psicologia cognitiva trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação. Sendo considerada um ramo da psicologia que estuda a cognição, o processo mental que hipoteticamente está por detrás do comportamento. É uma das disciplinas da Ciência cognitiva. Esta área de investigação cobre diversos domínios, examinando questões sobre a memória de trabalho, atenção, percepção, representação de conhecimento, raciocínio, criatividade e resolução de problemas. Um dos principais representantes desta linha é Piaget, que não elaborou uma teoria da aprendizagem, mas sim uma teoria do desenvolvimento mental. Para ele a aprendizagem é "aumento do conhecimento"- só há aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação. Ou seja: uma reestruturação da estrutura cognitiva (esquemas de assimilação existentes) do indivíduo, o que resulta em novos esquemas de assimilação mental. A escola de pensamento que nasce desta abordagem é conhecida como cognitivismo. A psicologia cognitiva é um dos mais recentes ramos da investigação em psicologia, tendo se desenvolvido como uma área separada desde os fins dos anos 1950s e princípios dos anos 1960s (apesar de terem existido exemplos de pensadores na área da cognição).
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071203065953AAlYAUW
http;//www.nce.ufrj.br/ginape/.../psicologia.htm

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