sábado, 24 de setembro de 2011


4ºBIMESTRE



IDENTIDADES: NÓS POR NÓS

TEXTOS E IMAGENS

3º ANO MATUTINO- TURMAS DE 2011



ORIENTAÇÕES

DIPICIPLINAS: PORTUGUÊS, ARTES , GEOGRAFIA, HISTÓRIA E FILOSOFIA

 VALOR: 3.0

-A TURMA DEVE ESCOLHER  UM RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DO TRABALHO E ARTICULAÇÃO JUNTO AOS PROFESSORES CARLOS/DORA

EQUIPAMENTO:FUJIFILM -PINEPIX  S 2950 14.0 DIGITAL CAMERA- (FORNECIDO PELO PROFESSOR CARLOS)

CRONOGRAMA.  1 SEMANA DE OUTUBRO

 EXPOSIÇÃO: DIAS 27 E 28 DE OUTUBRO.

FOTOGRAFIA/VÍDEO

 ENSAIO FOTOGRÁFICO DA TURMA:

1-      1-FOTO  DE TODOS(DA TURMA)

2-      5-FOTOS DE GRUPOS

3-      4- FOTOS INDIVIDUIAIS

TRAZER: 4 PILHAS ALCALINAS  AA, MAQUIAGEM, FIGURINOS,TNT  PARA COMPOR O AMBIENTE(ESTÚDIO) ETC.

A TURMA DEVERÁ ESCOLHER:

- UM ALUNO PARA REALIZAR OS ENSAIOS. (FOTÓGRAFO E CINEGRAFISTA)

 - UM ALUNO PARA MONTAR A APRESENTAÇÃO (SLIDES) DAS FOTOS DE TODOS OS ALUNOS-  O ENSAIO SERÁ MOSTRADO NO SEMINÁRIO- FINAL DE OUTUBRO

- ESCOLHER E IMPRIMIR 10 FOTOS (QUE REPRESENTEM A TURMA) PARA EXPOSIÇÃO DURANTE O SEMINÁRIO (FINAL DE OUTUBRO TAMANHO 20x25

- FAZER UM VÍDEO ( MÁXIMO  3 MINUTOS)  QUE REPRESENTE A TURMA(TRABLAHO LIVRE: ALUNOS CANTANDO,TOCANDO INSTRUMENTOS, DANÇANDO ,DECLAMANDO TEXTOS POÉTICOS,DEPOIMENTOS SOBRE A VIDA,  ETC.)

LOCAL DO ENSAIO- A DEFINIR

 TEXTOS

 IDENTIDADES- EXPOSIÇÃO DE 20 TEXTOS PRODUZIDOS PARA A  ADRIANA(PI) 3º BIMESTRE.

AULA DE LITERATURA E ARTE BRASILEIRA. (ATIVIDADE EM GRUPO)

TÍTULO: UM BREVE PAINEL DO MODERNISMO ( 3ª GERAÇÃO) E  DO PÓS-MODERNISMO  NO BRASIL.

Orientações

Disciplinas: Português e Artes

Valor 5.0 pontos.( 2ª semana de novembro)

Montem os grupos ( de 6 pessoas) e façam o sorteio dos temas

Apresentação oral apoiada em slides (PowerPoint) e vídeos

Tempo: de 20 a 30 minutos

Cronograma- de 7 a 11 de novembro de 2011

Registrar as fontes de pesquisas (links) no último slide da apresentação

GRUPO  1-

CONCEITOS DE MODERNISMO E PÓS-MODERNISMO

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA - BRASILE MUNDO- UMA LINHA DO TEMPO COM OS PRINCIPAIS ACONTENCIMENTOS- DE 45 A 2010.

CARACTERÍSTICAS

Principais nomes no Brasil- apenas mostrar o autor/artista e obras (clipe para encerrar) de Tarsila, Anita, Di Cavalcanti, Portinari, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Os Gêmeos, Victor Muniz e Romero Britto

GRUPO  2

GUIMARÃES ROSA-BREVÍSSIMA BIOGRAFIA

PRODUÇÃO LITERÁRIA

CARACTERÍSTICAS E TEMÁTICAS ABORDADAS PELO ESCRITOR

GRANDE SERTÃO VEREDAS

GRUPO 3

CLARICE LISPECTOR-BREVISSÍMA BIOGRAFIA

PRODUÇÃO LITERÁRIA

CARACTERÍSTICAS E TEMÁTICAS ABORDADAS PELO ESCRITOR

A HORA DA ESTRELA

GRUPO 4

JOÃO CABRAL DE MELO NETO- BREVISSÍMA BIOGRAFIA

PRODUÇÃO LITERÁRIA

CARACTERÍSTICAS E TEMÁTICAS ABORDADAS PELO ESCRITOR

MORTE E VIDA SEVERINA

GRUPO 5-LYGIA CLARK(ARTISTA PLÁSTICA),FERREIRA GULLAR  E POESIA CONCRETA, BOSSA NOVA(MÚSICA)

 FERREIRA GULLAR BREVÍSSIMA BIOGRAFIA

CONCRETISMO (VANGUARDA POÉTICA)



1-DÉCIO PIGNATARI
2-IRMÃOS AROLDO DE CAMPOS E AUGUSTO DE CAMPOS


CARACTERÍSTICAS E TEMÁTICAS ABORDADAS PELOS ESCRITORES


GRUPO 6- HÉLIO OITICICA, TROPICÁLIA(MÚSICA),CINEMA NOVO,POESIA MARGINAL DOS ANOS 70(LITERATURA, CINEMA E ARTES VISUAIS)ROMERO BRITTO E VICTOR MUNIZ E OS GÊMEOS.


CONTEXTO HISTÓRICO
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS  ARTISTAS

4º BIMESTRE- AULA  DE MODERNISMO E PÓS MODERNISMO(valor 5.0)TRABALHO EM GRUPO/ORIENTAÇÕES

OBJETIVANDO A UNIFORMIDADE DOS CONTÉUDOS DE LITERATURA, ESCOLHO A LIVRO  ARTE E LITERATURA- CLENIR BELLLEZI DE OLIVEIRA(À DISPOSIÇÃO  NA XEROX) COMO REFERÊNCIA PRINCIPAL PARA CONSTRUÇÃO  DAS NOSSAS AULAS .

Grupo 1- Capítulo 22- página  530 e o contexto histórico presente  nos capítulos  23, 24. Podem utilizar o livro de História e Literatura. Em breve, os conceitos de modernismo e pós-modernismo. Iniciem as buscas e seleção de imagens/vídeos. Artes: buscar  imagens dos autores solicitados e um breve comentário.

CONCEITOS DE MODERNIDADE E PÓS- MODERNIDADE.


B- LEIAM APNAS O TÓPICO 1 DO TEXTO:


C- ATÉ A PÁGINA 4



Grupo 2- Páginas de 532 a 535. Utilizem o  livro de Literatura. Selecionem fragmentos a comprovação das características do autor para Iniciem as buscas e seleção de imagens/vídeos. Artes: buscar  imagens dos autores solicitados e um breve comentário.

Grupo 3-Página 540. Utilizem o livro  de Literatura. Selecionem fragmentos a comprovação das características do autor para Iniciem as buscas e seleção de imagens/vídeos. Artes buscar imagens dos autores solicitados e um breve comentário.

Grupo 4-Páginas 548 549, 550 e 552. Utilizem o livro de Literatura. Selecionem fragmentos a comprovação das características do autor para Iniciem as buscas e seleção de imagens/vídeos. Artes: buscar  imagens dos autores solicitados e um breve comentário.

Grupo 5 –Páginas  558,560 e 561- Poesia Social  Gullar  página 582. Utilizem o livro de Literatura. Selecionem fragmentos a comprovação das características do autor para Iniciem as buscas e seleção de imagens/vídeos. Artes: buscar  imagens dos autores solicitados e um breve comentário.

GRUPO 6- Capítulos 23 e 24. Observem os temas e construam a síntese. Utilizem o livro de Literatura. Selecionem fragmentos a comprovação das características do autor para Iniciem as buscas e seleção de imagens/vídeos. Artes: buscar imagens dos autores solicitados e um breve comentário.

GRUPO 7- APENAS PARA O 3º C-  LINKS  PARA ELABORAÇÃO DA AULA .TEMA: LITERATURA DE CORDEL E PATATIVA DO ASSARÉ.MOVIMENTO MANGUE BEAT E CORDEL DE FOGO ENCANTADO.Busquem imagens e músicas.








Obs: no slide final  relacionar as fontes de pesquisa.













Nenhum comentário: