sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Modernidades

UnB/IdA/Grupo Arteduca
ARTEDUCA 2011
Módulo 6- A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE NACIONAL Turma 2
Aluno (s) E 01- FABIANA,JOANA,GIÓRGIA, MARIA MÁRCIA, CARLOS
Tutores KÁTIA E BIANCHO
Atividade 2-TEXTO COLABORATIVO- MODERNIDADES
A conceituação, em arte, de moderno e modernismo é aberta, faz-se necessário uma compreensão do momento histórico e do lócus onde se originaram as opiniões ou elementos. Não raro, a identificação do que é ou foi moderno para um determinado grupo ou indivíduo pode não ter nenhuma relação com o que se constitui ou não aqui e agora para outro grupo dentro ou fora do mesmo espaço e tempo, para Brüseke(2002, PP.135-136) não “ devemos julgar toda uma época histórica partindo da sua autodefinição. Liberdade, igualdade, emancipação do homem da sua menoridade por meio do uso da razão, progresso social e econômico”, em sua visão “ é oportuno incluir estes fracassos de uma grandiosa tentativa de modernização socioeconômica na conceitualização daquilo a que chamamos moderno para nos sensibilizarmos.” Observando a história da arte brasileira se confirmará, de acordo com Cattani (p.251) que a “modernidade, modernismo, vanguardas e retorno à ordem são conceitos que formam uma totalidade complexa.” Em nosso país, a arte modernista fez-se considerando diversos movimentos artísticos, destacando-se as vanguardas, além das transformações econômicas, políticas e sociais distintas, para Cattani (p.253), o resultado foi a criação de” uma situação complexa na qual produções com elementos de cor local, como princípios de volumetria e profundidade perspectiva e outros componentes da arte anterior aos anos 1850, desempenharam papel de vanguarda. ”Tendo como consequência o rompimento princípios acadêmicos. Segundo a autora(p.253), “essas produções contraditórias desempenharam efetivamente um papel de vanguarda e foram percebidas como tal.”Dávamos passos largos rumo à consolidação da modernidade artística nacional. Para Martinez (p.1), a modernidade “engloba uma visão crítica dos meios e de processos de produção artística, presentes nos textos escritos por Baudelaire aos teóricos das vanguardas no inicio do século XX.” Observações sobre o século XIX, destacando a rebeldia de vários artistas que faziam criticas e se manifestava com excentricidade sobre os salões de belas artes, abriu-se a caminho as pluralidades de propostas estéticas no século seguinte. Em 1922 aconteceu a Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas. Teve como idealizador deste evento artístico e cultural o pintor Di Cavalcanti. As ações dos movimentos de vanguarda denunciavam o modo pelo qual o desenvolvimento da arte realista produzia uma limitação, exageradamente, propulsora para a representação da realidade. Sendo assim, o realismo, há uma renuncia do principio de criação artística, para se considerar, a síntese de vários procedimentos históricos. Na pintura, destacou-se Anita Malfatti, que realizou a primeira exposição modernista brasileira em 1917. Suas obras, influenciadas pelo cubismo, expressionismo e futurismo. Essa semana foi a explosão de idéias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. A Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas idéias ao longo do tempo. O movimento modernista continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos: Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento Antropofágico. Na era Vargas, implanta-se um projeto nacionalista, a arte e cultura assumem um influente papel de coesão social, tendo grande importância a arquitetura e a música, nesse cenário destacam-se Villa-Lobos, Niemeyer, Lúcio Costa. Entretanto,Portinari representa o grande gênio, sua pintura consolida a nossa identidade e modernidade possuindo como características uma visão humanista,revelando o social e a uma refinada estética plástica, que não nos fecha em nós mesmos, é híbrida e multifacetada. Portanto, tem-se, em relação a nossa modernidade artística, o que afirma Dias (http://www.unicamp.br/~hans/mh/contexto.html): “características significativas das novas linguagens são, por exemplo, na pintura a incongruência, a assimetria, o não figurativo; na arquitetura, o primado da realidade funcional; na música, o uso de harmonias dissonantes, a escritura atonal e na literatura, a quebra da sintaxe, a busca de uma narrativa consciente da temporalidade, da transitoriedade da vida e voltada para o registro da intensidade da experiência interior”.
Referências:
Amaral, Aracy.Temas do trópico de Capricórnio:artigos e novos ensaios(1980-2005)- Vol-1: Modernismo, arte moderna e o compromisso com o lugar.São Paulo.ED.34.2006.352 p. Disponível em:http://books.google.com.br/booksid=o8pOzSfNUwIC&pg=PA213&dq=lygia+clark+e+modernismo&hl=pt-BR&ei=5GRlTsyqCo71gAer-bW-Cg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CDYQ6AEwAQ#v=onepage&q=lygia%20clark%20e%20modernismo&f=false.Acessado em 04/09/2011. BERAM, Marshall. Tudo que é Sólido Desmancha no Ar - A aventura da modernidade. Companhia das Letras, São Paulo. 1987, p. 15-35. BRÜSEKE, Franz Josef.A modernidade técnica.Artigo.Rev. bras. Ci. Soc. vol.17 no.49 São Paulo June 2002.Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000200009.Acessado em 05/09/2011. CASTRO, Ricardo Figueiredo de. Tudo que e sólido desmancha no ar.Resenha Crítica.Disponível em: http://fch352.wordpress.com/fichamentos-e-resenhas/fichamento-2-berman/ Capturado em: 7/09/11 CATTANI, Icleia Borsa.Ambigüidades na construção de um “gênio brasileiro”.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/nec/n79/14.pdf.Acessado em 1/09/2011. COUTO,Maria de Fátima Morethy.Modernos ou Vanguardistas: a construção do moderno na arte brasileira da primeira metade do século XX.Artigo. Disponível em:http://www.iar.unicamp.br/dap/vanguarda/artigos_pdf/fatima_morethy.pdf . Acessado em 07/09/2011. DIAS, Maria Helena Pereira. Encruzilhadas de um labirinto eletrônico Uma experiência hipertextual . Pelas sendas da modernidade. Disponível em: http://www.unicamp.br/~hans/mh/contexto.html . Acessado em 01/09/2011. Martinez. Elisa de Souza. Antes da Semana 22: Contextos e perspectivas. Módulo Arteduca. UNB2011. Disponível em: http://www.arteduca.unb.br/ava/course/view.php?id=173.Acessado em :02/09/2011. SOUZA, Solange Jobim e. Educação @ pós-modernidade:ficções científicas e ciências do cotidiano/org.Rio de Janeiro.7 letras.2003. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=fgr7Ew7gkP0C&pg=PA15&dq=a+modernidade++e+arte&hl=pt-BR&ei=HWVfTrrXAc6ftgekqbSlCw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=7&ved=0CE8Q6AEwBg#v=onepage&q=a%20modernidade%20%20e%20arte&f=false.Acessado em 03/09/2011. TEIXEIRA COELHO in MAC USP 22 e a idéia de Moderno ].Disponível em:http://www.febf.uerj.br/pesquisa/semana_22.html Links: http://www.digestivocultural.com/ensaios/ensaio.asp?codigo=24&titulo=Modernismo_e_Modernidade Capturado em: 06/09/11. http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/imago/site/narrativa/ensaios/julieta.pdf

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