sábado, 24 de setembro de 2011

A educação em arte em uma perspectiva pós-moderna


UnB/IdA/Grupo Arteduca
ARTEDUCA 2011
Módulo
7- A educação em arte em uma perspectiva pós-moderna
Turma
2
Aluno (s)
CARLOS FERNANDES CAVALCANTE
Tutores
KÁTIA E BIANCHO
Atividade
1-TEXTO INDIVIDUAL-

Reflexões

No decorrer dos últimos vinte e cinco anos, tempo em que trabalho na SEEDF e no Ensino Médio, surgiram diferentes concepções de currículos, construídas respeitando as diretrizes das leis 5692/71, que conforme Agostini (2000) “estabeleceu um ensino tecnicista para atender ao regime vigente voltado para a ideologia do Nacionalismo Desenvolvimentista” e 9394/96, que propôs uma “reforma curricular para o Ensino Médio que se pauta nas constatações sobre as mudanças no conhecimento e seus desdobramentos, no que se refere à produção e as relações sociais de modo geral.” Favorecendo a dicotomia entre a prática ,moderna e o discurso, pós-moderno.

Segundo Martins (citado em Oliveira 2008, p.535-548), “há duas concepções básicas de currículo: a tradicional, que vê o currículo como “[...] um plano de estudos que habilita o professor a organizar e dirigir o seu trabalho, assim como o de seus alunos” e a segunda que enfoca o currículo “[...] como sendo a soma total das experiências dos alunos e que são planejadas pela escola como uma instituição, envolvendo tanto os alunos como os professores e processos de ensino e de trabalho”.

Atualmente, na rede do DF, a segunda proposta permeia os currículos de Artes e Literatura, área em que atuo. Em Artes, priorizam-se expectativas de aprendizagem relativas ao desenvolvimento de habilidades ligadas à Proposta Triangular: produção, fruição e reflexão, possibilitando uma organização curricular mais integrada, permitindo aos estudantes o acesso e apropriação aos diferentes referenciais de leitura. Nas duas disciplinas, descrevem-se caminhos para o letramento e inclusão tecnológica, essenciais em uma sociedade pós-moderna.

Entretanto, na instituição em que atuo não vislumbro,de uma forma geral, a práxis pedagógica pós-modernista. Reflexo, talvez, de uma estrutura engessada, burocrática, gestores comprometidos com os aspectos administrativos, estruturas deficitárias e professores exauridos desvalorizados e uma formação anterior a atual LDB. Neste ano letivo,eu e um grupo de professores ,desenvolvemos uma prática baseada na cooperação multi e interdisciplinar, no protagonismo juvenil e na efetiva incorporação das tecnologias de informação. Abrimos os nossos currículos e estabelecemos um diálogo com todos os envolvidos no processo educacional, elaborando atividades que modificaram a nossa prática docente.

Acredito que construímos alicerces que podem abrir espaços para o predomínio de práticas pós-modernas, tão claras na obra de Maturana e Varela. Buscamos compreender as relações plurais e complexas existentes em nosso  espaço Para nós a escola não é um lugar condenado ao desentendimento.
REFERÊNCIAS

BARBOSA, Ana Mae. Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo. Disponível em: <http://www.revista.art.br/site-numero-00/anamae.htm>. Data de acesso 19 set. 2011.

_________________Arte- educação pós-colonialista no Brasil.Artigo.1994.

Disponível em : http://www.arteduca.unb.br/ava/mod/forum/discuss.php?d=8697 . Acssado em 21/09/2011.

CAMPELLO, Sheila. A educação em Arte em uma perspectiva pós-moderna. Módulo 7. 2011. UNB. Disponível em: http://www.arteduca.unb.br/ava/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=4859. Acessado em 15/09/2011.

OLIVEIRA, Maria Zélia Freire de.Currículo:um instrumento social, educacional e cultural.Artigo.Revista Diálogo Educacional. 2008. Paraná. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1891/189116834015.pdf. Acessado em 17/09/2011.

RIBEIRO,William Goes.Multiculturalismo, juventude e formação do professor: potenciais para uma discussão sobre a diferença.Artigo. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/184/175 .Acessado em 21/09/2011.

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Oba: texto elaborado  com atividade avaliativa. Proposta:
Sigam os passos para realizar a atividade 1 - individual
  1. Leia atentamente o texto A educação em Arte em uma perspectiva pós-moderna.
  2. Reflita a respeito dos padrões modernos e pós-modernos encontrados no campo da educação e apresentados no texto que fundamenta este módulo .
  3. Identifique características de um e de outro e liste-as.
  4. Em seguida reflita a respeito de seu contexto de trabalho e tente traçar um paralelo entre as duas reflexões - sobre as características do modernismo e do pós-modernismo na educação e sobre as características de sua escola, ou do órganismo em que trabalha.
  5. Releia o seguinte trecho:
    "O desafio maior que nós, educadores, enfrentamos consiste em tentar viabilizar a aplicação de um currículo elaborado conforme parâmetros pós-modernos, em uma realidade escolar que continua atrelada a padrões modernos."
  6. Considerando a situação encontrada em sua escola, ou a entidade na qual trabalha e os métodos que são praticados por você e seus colegas, responda às seguintes questões:
  • A citação acima poderia se aplicar a esse contexto?
  • Você pode considerar que sua escola (ou a entidade na qual trabalha) está atrelada aos padrões modernos ou aos pós-modernos?
  • Em que paradigma você poderia enquadrar sua própria atuação?
Redija um texto com aproximadamente 30 linhas e publique no fórum de versões finais das atividades, quando este for aberto.








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