segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Construção do pré-projeto( fragmento)
1-Tema: A representação dos textos poéticos de autores negros para os alunos do ensino médio.
2-Justificativa
Quando ensinamos Literatura Brasileira para os nossos alunos, seguimos a estrutura tradicional, ou seja, trabalhamos por Escolas, toda a análise textual é feita a partir dessa estrutura, o formato está presente em todos os livros didáticos e no Currículo Básico das Escolas Públicas do DF e não há nesses dois a presença ou estudo de autores afro- descendentes e suas as temáticas.
Portanto, a escolha do tema e o desenvolvimento do trabalho demonstrarão que é imperativo para os professores de Língua e Literatura Brasileira, trabalhar com a análise literária dos textos poéticos dos autores escolhidos, não somente pela necessidade de se implementar a Lei 11.645/08, mas pela reflexão e mudança de nossas concepções teóricas que modificam a visão de nossa sociedade e do fazer pedagógico, proporcionados por eles.
3- Problemas
A escola pública não pode ficar alheia as mudanças surgidas a partir de discussões, e promulgação de leis que permitem a sociedade resgatarem a sua história ou rumar para a construção de uma sociedade sem preconceitos e que oportunize a todos a mesmo tratamento, é o que em poucas palavras representa a Lei 11.645/08.
Os atuais artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, instituídos pela Lei 11.645/08, bem como as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabeleceram a obrigatoriedade do ensino de História e Culturas Africanas e Afro-brasileiras no ensino básico. Porém, o cumprimento dessa obrigatoriedade legal pelos sistemas de ensino e, conseqüentemente, pelos educadores tem sido praticamente ignorado, pois se trata de uma proposição que exige, entre outras coisas: Uma postura crítica frente às relações raciais, que no Brasil, como mostram várias pesquisas e análises, sobre a influência de um racismo que acredita na inferioridade de africanos e afro-descendentes e dos preconceitos dele oriundos e trata-se também de uma postura de reconhecimento e valorização da diversidade étnica.
A inclusão de autores afro-descendentes e sua produção/ temáticas, notadamente na poesia, conduzem o aluno do ensino médio a uma nova visão sobre a nossa Literatura, contribuindo para o reconhecimento da diversidade étnica de nosso país e a construção de novas perspectivas interculturais.
Neste trabalho, os autores e textos escolhidos estarão entre os mais relevantes e ao mesmo tempo entre os marginalizados como: Luis Gama, José Carlos Limeira, Jônatas Conceição da Silva, Ele Semog, Domício Proença, Solano Trindade, etc.
Diante destas considerações a presente monografia pretende afirmar que o ensino da Literatura Brasileira como é feito hoje não permite uma visão real do universo negro, uma vez que há estereótipos e interpretar através de um breve histórico as causas e conseqüências na formação da visão social do aluno, assim como também chamar atenção do professor para o problema e demonstrar a possibilidade da construção de uma Literatura,realmente brasileira, com a inclusão de textos dos autores afro-descendentes que permitem aos alunos e professores do Ensino Médio o acesso as temáticas sobre o universo negro.
E é neste aspecto que a lei servirá como divisor, entre o que se ensinava e como se deve construir a nova prática, tudo em benefício do desenvolvimento pleno do aluno e que sabe da revisão de nossos velhos (pré) conceitos.
A questão que norteará a pesquisa será a seguinte: o que representa o estudo de textos poéticos dos autores afro-descendentes para os alunos do Ensino Médio da Rede Pública do DF?
4-Objetivos
4.1. Objetivo geral

Investigar as representações textuais poéticas dos autores afro-descendentes, a partir da teorização sobre a visão de mundo dos os autores, quanto uma reflexão sobre estudo dos mesmos no ensino médio das escolas da Rede Pública do DF.

4.2. Objetivos Específicos

.Verificar os princípios legais e teóricos, em especial as proposições da Lei 11.645/08, LDB, PCNs e do Currículo Básico das Escolas Públicas do DF - Ensino Médio, conhecendo a aspectos facilitadores e obstados que permeiam a realidade enfrentada pelos professores e alunos;
.Analisar as representações que abrangem imagens desmitificadas e sem estereótipos a respeito do universo negro, compreendendo o contexto, infra-estrutura e os mecanismos textuais poéticos dos autores escolhidos.
.Propor para o professor uma seqüência didática que possibilitem o estudo dos textos/temáticas.

5-Referencial teórico
5.1-Aspectos legais-Considerações
A construção de uma nação democrática requer também proposições que permitam o resgate e a inclusão de aspectos que contribuíram para sua formação. Neste sentido a Lei 9.394/96 e as alterações presentes no texto da Lei11. 645/08,representam um avanço, por sinalizarem que é através da educação que se fará a transposição dessa forma de agir e pensar para uma outra, ou seja , possibilitando que as próximas gerações usufruam de uma sociedade sem preconceitos e compreendam e valorizem toda a sua a diversidade.
Para que a implementação ocorra, não basta apenas elaboração de leis complementares, portarias ou instruções legais, é necessária antes de tudo a capacitação dos professores da educação básica e superior e pessoas graduadas nestas áreas e ciências afins para que possas atuar no ensino e na pesquisa sobre a história e a cultura africanas e afro-americanas, bem como na assessoria de instituições públicas e da sociedade civil que promovem ações de desenvolvimento social da população negra e de promoção da sua história e cultura.
O presente trabalho se propõe a tratar três aspectos que estão relacionados com a educação, e que de certa forma também são ignorados, apesar dos referenciais e proposições presentes nos PCNS e Currículo Básico das Escolas Públicas do DF - Ensino Médio 2000 e 2008, são eles: a cultura, a memória e a representação textual poética de autores afro-descendentes. Para possibilitar a construção de uma prática, deve-se, estabelecer uma relação temática dos três aspectos com o ensino da literatura. Na última década, buscou-se a inclusão, o acesso e permanência dos alunos no ensino médio, mas como garantir uma educação de fato cidadã ignorando a experiência humana entendida como cultura. Assim, deve o professor de literatura, entender que a educação, a memória e a cultura complementam-se, uma depende da outra.
5.2 - Presença Afro na literatura brasileira
Em um artigo publicado no jornal O Globo de28 de abril 2007, “o poeta Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, um dos fundadores dos "Cadernos Negros", afirma que o verdadeiro artista, qualquer que seja sua origem, tem como transcender sua realidade e fazer uma literatura que se identifique com a vivência dos negros. Mas ele defende a designação "negro-brasileira", que nos distanciaria de "uma colonização africana" e da idéia de descendência, já que mais importante seria a vivência - por exemplo, a vivência do preconceito.
De acordo com Esmeralda Ribeiro, do movimento de escritores Quilombhoje, responsável pela edição dos "Cadernos Negros", o objetivo da lei é que a cultura afro-brasileira, em vez de tema de uma disciplina exclusiva, como muita gente a entendeu, passe a ser ensinada nas que já existem, como história ou literatura. ”Portanto, deve o professor trabalhar os textos poéticos dos autores afro-descedentes dentro da perspectiva literária, percebendo as temáticas por eles trabalhadas dentro do universo poético e negro. É preciso cuidar do planejamento para não tornar as análises um momento de discussões inúteis sobre a questão étnico-racial, mas possibilitar ao aluno estudos livres de estereótipos.
5.3- O estudo da textual.
Ao trabalhar com textos poéticos, o professor deve elaborar atividades instigadoras para os alunos, os quais analisaram o uso da língua e de todas as possibilidades que esta proporciona o que enriquece – e muito – o processo de ensino-aprendizagem de língua materna, além de colaborar para a instauração de um ambiente que favoreça o gosto pela leitura. É preciso que se associe prazer e saber, conduzindo o discente a várias leituras, estimulando, sempre, a percepção das diversas camadas das construções poéticas, além de propiciar a discussão acerca dos autores e de seus textos. Portanto, a escolha textual por parte do professor inicia um estudo bastante rico, devendo se adequar ao perfil dos discentes ou ser fundamentada no currículo.

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