quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Trabalho do 4ª Bimestre- Africanidades

PROJETO ARTCONEXÃO - 2008


Entardecer em Hadarp Dam -Naníbia fonte:http://www.geocities.com/jaimex54/Fotos.htm
o negro mais veloz do mundo:http://br.youtube.com/watch?v=nyIuep-aZko
Orientações

1-Cada turma montará e manterá atualizado, durante trinta dias , o seu Blog.
2- O Blog não é pessoal, as postagens e comentários estarão relacionadas ao temas da turma.
3-O blog será monitorado pelos professores e pelo representante de classe e pais.
4- Todas as dúvidas serão esclarecidas pelos professores José Antõnio, Carlos,Rafaela , Partícia,Omar, Curado, Edna , Jussara Noêmia e Geralda.
5-Sejam criativos, procurem montar um blog que tenha conteúdo, mas seja interessante.
6-As postagens podem ser feitas em casa ou no laborátório de informática. Ao final, as senhas serão modificadas e o acesso será restrito aos professores e representantes.TODOS OS ALUNOS DEVERÃO ACESSAR O BLOG DA SUA TURMA E FAZER COMENTÁRIOS( IDENTIFIQUE-SE PARA QUE POSSAMOS AVALIÁ-LO)
7-A turmas serão divididas em grupos, com seis componentes cada, que criarão uma revista sobre o tema. Observem as orientações dos professores Carlos, Firminia, Jussara e Patrícia.
8- Os blogs serão avaliados pelas professores a partir do dia 16/ 10/08
9- As revistas serão entregues , no dia 16/10/ 08 aos professores José Antõnio ou Jussara.
10-Apenas reportagem de capa da revista tem com tema o país escolhido. Acrescente outras seções como :saúde, educação,meioambiente,política,escravidão,curiosidades,arte(música,poesia,escultura,pintura,cinema,dança,etc),religiosidade,personalidades,esporte., preconceito, discriminaação, mulher, infância, etc( não precisa ser da África, o foco são os afro-descendentes espalhados pelo mundo( chamamos de Diáspora), especialmente nas Américas)
11-O nome do blog : Africanidades(série e turma)+CEF03-exemplo:Africanidades5ªACEF03
12-ALGUNS ENDEREÇOS PARA AJUDAR NA COSNTRUÇÃO DO BLOG, É SÓ CLICAR:


Poetas afro-descendentes- textos


Carlos Limeira


Dona de minha alegria
Solução para todos os dilemas
Teu sorriso é poesia
Ou melhor e por fim
É a alma de todos os poemas (Considerações sobre teu sorriso)


Mergulhar no teu corpo sem lençóis ou cobertas
É a rima mais certa, como beber a noite
Escondida em cada de tuas esquinasSem frio, sem açoite
Ora mistérios de mulher
Doutras macios de menina. (Mergulho)


Falando de nós dois, proibidos
dentro dos dias normaise deste gosto de desespero
que esqueço no próximo gole de cachaça
para agüentar a desgraça
até poder estar com você
Negra negra (Para uma mulher)
Have a Dream - Portuguese Translation Eu Tenho Um Sonho Martin Luther King, Jr. 28 de agosto de 1963 Washington, D.C
"Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades de hoje e de amnhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado no sonho norte americano.
Eu tenho um sonho de que um dia, esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: "Achamos que estas verdades são evidentes por elas mesmas, que todos os homens são criados iguais".
Eu tenho um sonho de que, um dia, nas rubras colinas da Geórgia, os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos senhores de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho de que, um dia, até mesmo o estado de Mississipi, um estado sufocado pelo calor da injustiça, será transformado num oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho de que meus quatro filhinhos, um dia, viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele e sim pelo conteúdo de seu caráter.
Quando deixarmos soar a liberdade, quando a deixarmos soar em cada povoação e em cada lugarejo, em cada estado e em cada cidade, poderemos acelerar o advento daquele dia em que todos os filhos de Deus, homens negros e homens brancos, judeus e cristãos, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar com as palavras do antigo spiritual negro: " Livres, enfim. Livres, enfim. Agradecemos a Deus, todo poderoso, somos livres, enfim." (fragmento)
Postado por carlos fernandes
Caro aluno,
Esperamos que as orientações ajudem a você realizar mellhor este trabalho . Boa sorte. Equipe de professores do CEF03-matutino- Gama- DF






Nenhum comentário: