Caro professor,
As nossas leituras e os diálogos dos quais participamos ao longo deste curso e em outros espaços de nossa vida acadêmica e profissional já nos deixaram claros de que a escrita na sala de aula deve ter sentido e objetivo reais. Não é mais concebível gastarmos nosso tempo e o tempo do nosso aluno com a leitura e a escrita de textos, cuja única finalidade seja receber uma nota. Nessa perspectiva propomos a seguinte atividade:
Elabore um roteiro (projeto) didático de ações que possibilite aos alunos construírem textos com uma finalidade social. Determine objetivos e lance alguns problemas aos alunos, para que eles possam criar a solução a partir da produção de variados gêneros textuais. A cada situação, proponha aos alunos a escolha do gênero, o perfil do destinatário, a estrutura do texto, a linguagem adequada e o assunto a ser desenvolvido. Não se esqueça de detalhar as etapas do projeto, e procure diversificar a produção dos diferentes gêneros textuais. Lembre-se: quando mais gêneros eles compuserem, melhor será para seu aprendizado.
Sugestões:
a) a construção de uma biblioteca na escola;
b) a organização de uma festa junina;
c) a construção de uma quadra de esportes na escola;
d) a visita a uma exposição agropecuária.
Quanto mais bem feita a leitura do Módulo, maior chance de elaborar um bom projeto.
Atividade-
Escrevendo textos reais: um projeto para dar certo!
As nossas leituras e os diálogos dos quais participamos ao longo deste curso e em outros espaços de nossa vida acadêmica e profissional já nos deixaram claros de que a escrita na sala de aula deve ter sentido e objetivo reais. Não é mais concebível gastarmos nosso tempo e o tempo do nosso aluno com a leitura e a escrita de textos, cuja única finalidade seja receber uma nota. Nessa perspectiva propomos a seguinte atividade:
Elabore um roteiro (projeto) didático de ações que possibilite aos alunos construírem textos com uma finalidade social. Determine objetivos e lance alguns problemas aos alunos, para que eles possam criar a solução a partir da produção de variados gêneros textuais. A cada situação, proponha aos alunos a escolha do gênero, o perfil do destinatário, a estrutura do texto, a linguagem adequada e o assunto a ser desenvolvido. Não se esqueça de detalhar as etapas do projeto, e procure diversificar a produção dos diferentes gêneros textuais. Lembre-se: quando mais gêneros eles compuserem, melhor será para seu aprendizado.
Sugestões:
a) a construção de uma biblioteca na escola;
b) a organização de uma festa junina;
c) a construção de uma quadra de esportes na escola;
d) a visita a uma exposição agropecuária.
Quanto mais bem feita a leitura do Módulo, maior chance de elaborar um bom projeto.
Atividade-
Escrevendo textos reais: um projeto para dar certo!
Carlos F. Cavalcante
As atividades de produção de texto nem sempre ocupam um espaço privilegiado no planejamento do professor.São vários os motivos, todos conhecidos dos professores de Língua Portuguesa e de outras disciplinas também:turmas lotadas, falta de tempo para correção, o aluno não aprendeu escrever no ensino fundamental- “não compensa iniciar um processo, um verdadeiro rosário de desculpas.Por outro lado,solicitar a elaboração de um texto é fácil , mas a correção dependendo do número de alunos e do tipo de texto se torna lenta , nem sempre possibilita a aprendizagem, muitas vezes não há o “feedback.”, coloca-se apenas o visto.Portanto, não é de se admirar que por essas razões e tantas outras, a produção de texto tem sido negligenciada pelos professores , o aluno chega ao final do ensino médio sem saber estruturar corretamente um texto, não reconhece os gêneros ou seja mal sabe escrever.
Compreender a importância do processo de produção de texto, permite ao discente a exposição de suas idéias que podem refletir os aspectos sociais e políticos que o envolvem, tornando-o um ser mais criativo e crítico , uma vez que além de expor seu ponto de vista,demonstra também suas emoções E visões de mundo , o que contribui para o crescimento do sujeito,transformando-o em cidadão.Assim, é preciso que o professor possua o conhecimento do conhecimento, tão importante no exercício contínuo de ensinar e aprender, etapas constitutivas do processo educativo, nesse caso o desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas à escrita.Deve-se saber como ensinar.
A proposta de trabalho apresentada neste projeto, é elaborada a partir dos pressupostos teóricos e competências e habilidades relacionadas no Currículo das Escolas Públicas do DF .As considerações feitas nos dois primeiros parágrafos refletem toda minha experiência docente. Parte do projeto já é desenvolvida com os alunos da 7ª série do ensino fundamental (http://www.cef03gama7b.blogspot.com/ ) , entretanto o desenvolvimento deste, é direcionado para os alunos da 1ª série do ensino médio. A presente proposição é multidisciplinar, multimodal e permite a utilização das novas tecnologias e linguagens. O cronograma para o desenvolvimento envolve uma seqüência de aulas duplas de 50 minutos e o projeto será desenvolvi do ao longo do bimestre. A produção não será seqüenciada, estará inserida dentro do planejamento do professor , não como uma atividade isolada, mas integrada ao processo de ensino-aprendizagem das três áreas do conhecimento.
Os alunos trabalharão com diversos gêneros textuais e para facilitar o processo de elaboração, utilizarei uma técnica adquirida há alguns anos e que permite uma estruturação dos textos, denominada de SETE LEITURAS.
Parte 1- AJUDANDO A CONSTRUIR OS TEXTOS
A--Atividade de relaxamento. É preciso quebrar a tensão. Mostrar que ele é capaz e pode produzir qualquer tipo de texto.
B-Proposição do tema ,gêneros textuais; trabalhados em aulas anteriores e dos objetivos.
C- O aluno terá 10 minutos para pensar sobre o tema e tipo de texto propostos.
D- São 15 minutos para escrever, sem censura ou interrupções. É hora de rascunhar. Tempestade de idéias.
E- Chegou o momento de ler e mexer no texto. Aqui ele se torna ,além de autor ,revisor e crítico da sua produção. São vinte minutos para ler diversas vezes o seu texto, durante ou após cada leitura ele o molda. Trabalho de artesão. A publicação ou entrega ocorre na última fase.
1ª-Contato com as idéias,
2ª-Observar a coerência,
3ª-Elementos de coesão: conectivos, termos anafóricos e catafóricos, etc.
4º-Aspectos gramaticais-acentuação, ortografia, concordância, etc.
5ª-Estruturação dos parágrafos. ( depende do texto)
6º- Adequação do vocabulário e legibilidade.
7ª-Passar a limpo. Observar os aspectos gráficos: rasuras, formatação, etc.
Parte 2- GÊNEROS TEXTUAIS, TEMAS E OBJETIVOS
As aulas teóricas referentes aos textos 1 e 2 terão a duração e 50 minutos e práticas de 100 minutos.Nos textos 3 e 4, o processo de criação será diferenciado e a técnica adaptada à realidade deles.
Texto 1- Ofício
Aula 1-teoria: Conceito estrutura e modelos de ofício e pronomes de tratamento -
Aula 2-Escrever um ofício solicitando ao Administrador Regional do Gama a doação de mudas de plantas/ árvores ornamentais e grama para o que os jardins internos e parte da área externa do CEM 01 do Gama possam ser restaurados.
Texto 2-Relatório
Aula 1- teoria- conceito, estrutura e linguagem.
Aula 2- Após uma aula prática de Física- elaborar um relatório sobre o experimento realizado.
Texto 3-Blog
Aula 1- estrutura e modelos de blogs, regras, direitos autorais.
Aula 2- Construir um blog por turma, escrever pequenos textos informativos, postar opiniões comentários, imagens e músicas baseados nas pesquisas realizadas em sites educacionais e institucionais, além dos “sites” de busca como o Google. Tema: Africanidades. Trabalho com o professor de História. Trabalhar em sala o parágrafo padrão do texto dissertativo.Será a atividade mais longa,extrapola a sala de aula.Definir com os alunos o cronograma.
Texto 4- Publicidade
Aula 1- Rever os conceitos de funções da linguagem, tipos de textos publicitários e modelos. Trabalhar com o professor de Arte.
Aula 2-Construir um texto publicitário escrito ou multimodal pensando no lançamento do produto “criado” pela turma. O lançamento será na hora do intervalo, em data a ser definida e a turma deverá criar cartazes e slogans para chamar atenção do público consumidor.
A correção, comentários e avaliação dos textos serão feitos de acordo com as sete leituras. Cada tópico valerá 0,5 e criatividade 1,5, totalizando 5,0 pontos. Os textos serão avaliados separadamente, podendo o professor considerar apenas o melhor ou fazer uma média dos quatro tipos propostos. Como a atividade é multidisciplinar serão definidos critérios e pontuação para cada uma das disciplinas envolvidas.
As atividades de produção de texto nem sempre ocupam um espaço privilegiado no planejamento do professor.São vários os motivos, todos conhecidos dos professores de Língua Portuguesa e de outras disciplinas também:turmas lotadas, falta de tempo para correção, o aluno não aprendeu escrever no ensino fundamental- “não compensa iniciar um processo, um verdadeiro rosário de desculpas.Por outro lado,solicitar a elaboração de um texto é fácil , mas a correção dependendo do número de alunos e do tipo de texto se torna lenta , nem sempre possibilita a aprendizagem, muitas vezes não há o “feedback.”, coloca-se apenas o visto.Portanto, não é de se admirar que por essas razões e tantas outras, a produção de texto tem sido negligenciada pelos professores , o aluno chega ao final do ensino médio sem saber estruturar corretamente um texto, não reconhece os gêneros ou seja mal sabe escrever.
Compreender a importância do processo de produção de texto, permite ao discente a exposição de suas idéias que podem refletir os aspectos sociais e políticos que o envolvem, tornando-o um ser mais criativo e crítico , uma vez que além de expor seu ponto de vista,demonstra também suas emoções E visões de mundo , o que contribui para o crescimento do sujeito,transformando-o em cidadão.Assim, é preciso que o professor possua o conhecimento do conhecimento, tão importante no exercício contínuo de ensinar e aprender, etapas constitutivas do processo educativo, nesse caso o desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas à escrita.Deve-se saber como ensinar.
A proposta de trabalho apresentada neste projeto, é elaborada a partir dos pressupostos teóricos e competências e habilidades relacionadas no Currículo das Escolas Públicas do DF .As considerações feitas nos dois primeiros parágrafos refletem toda minha experiência docente. Parte do projeto já é desenvolvida com os alunos da 7ª série do ensino fundamental (http://www.cef03gama7b.blogspot.com/ ) , entretanto o desenvolvimento deste, é direcionado para os alunos da 1ª série do ensino médio. A presente proposição é multidisciplinar, multimodal e permite a utilização das novas tecnologias e linguagens. O cronograma para o desenvolvimento envolve uma seqüência de aulas duplas de 50 minutos e o projeto será desenvolvi do ao longo do bimestre. A produção não será seqüenciada, estará inserida dentro do planejamento do professor , não como uma atividade isolada, mas integrada ao processo de ensino-aprendizagem das três áreas do conhecimento.
Os alunos trabalharão com diversos gêneros textuais e para facilitar o processo de elaboração, utilizarei uma técnica adquirida há alguns anos e que permite uma estruturação dos textos, denominada de SETE LEITURAS.
Parte 1- AJUDANDO A CONSTRUIR OS TEXTOS
A--Atividade de relaxamento. É preciso quebrar a tensão. Mostrar que ele é capaz e pode produzir qualquer tipo de texto.
B-Proposição do tema ,gêneros textuais; trabalhados em aulas anteriores e dos objetivos.
C- O aluno terá 10 minutos para pensar sobre o tema e tipo de texto propostos.
D- São 15 minutos para escrever, sem censura ou interrupções. É hora de rascunhar. Tempestade de idéias.
E- Chegou o momento de ler e mexer no texto. Aqui ele se torna ,além de autor ,revisor e crítico da sua produção. São vinte minutos para ler diversas vezes o seu texto, durante ou após cada leitura ele o molda. Trabalho de artesão. A publicação ou entrega ocorre na última fase.
1ª-Contato com as idéias,
2ª-Observar a coerência,
3ª-Elementos de coesão: conectivos, termos anafóricos e catafóricos, etc.
4º-Aspectos gramaticais-acentuação, ortografia, concordância, etc.
5ª-Estruturação dos parágrafos. ( depende do texto)
6º- Adequação do vocabulário e legibilidade.
7ª-Passar a limpo. Observar os aspectos gráficos: rasuras, formatação, etc.
Parte 2- GÊNEROS TEXTUAIS, TEMAS E OBJETIVOS
As aulas teóricas referentes aos textos 1 e 2 terão a duração e 50 minutos e práticas de 100 minutos.Nos textos 3 e 4, o processo de criação será diferenciado e a técnica adaptada à realidade deles.
Texto 1- Ofício
Aula 1-teoria: Conceito estrutura e modelos de ofício e pronomes de tratamento -
Aula 2-Escrever um ofício solicitando ao Administrador Regional do Gama a doação de mudas de plantas/ árvores ornamentais e grama para o que os jardins internos e parte da área externa do CEM 01 do Gama possam ser restaurados.
Texto 2-Relatório
Aula 1- teoria- conceito, estrutura e linguagem.
Aula 2- Após uma aula prática de Física- elaborar um relatório sobre o experimento realizado.
Texto 3-Blog
Aula 1- estrutura e modelos de blogs, regras, direitos autorais.
Aula 2- Construir um blog por turma, escrever pequenos textos informativos, postar opiniões comentários, imagens e músicas baseados nas pesquisas realizadas em sites educacionais e institucionais, além dos “sites” de busca como o Google. Tema: Africanidades. Trabalho com o professor de História. Trabalhar em sala o parágrafo padrão do texto dissertativo.Será a atividade mais longa,extrapola a sala de aula.Definir com os alunos o cronograma.
Texto 4- Publicidade
Aula 1- Rever os conceitos de funções da linguagem, tipos de textos publicitários e modelos. Trabalhar com o professor de Arte.
Aula 2-Construir um texto publicitário escrito ou multimodal pensando no lançamento do produto “criado” pela turma. O lançamento será na hora do intervalo, em data a ser definida e a turma deverá criar cartazes e slogans para chamar atenção do público consumidor.
A correção, comentários e avaliação dos textos serão feitos de acordo com as sete leituras. Cada tópico valerá 0,5 e criatividade 1,5, totalizando 5,0 pontos. Os textos serão avaliados separadamente, podendo o professor considerar apenas o melhor ou fazer uma média dos quatro tipos propostos. Como a atividade é multidisciplinar serão definidos critérios e pontuação para cada uma das disciplinas envolvidas.
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