Nesta segunda atividade, vamos propor um trabalho de ampliação dos usos de língua, mostrando como cada falante usaria de recursos comunicativos (e argumentativos) de acordo com o seu interlocutor, seu propósito, ou intenção. É muito importante que se construa situações de oralidade em sala de aula, de forma a tentar trazer as situações do dia-a-dia para o universo da classe e, assim, desenvolver a competência comunicativa de seus alunos.
Imagine a seguinte situação. A professora leva uma foto de uma bela casa (escolhida em revista de decoração ou arquitetura, de preferência com planta) e solicita que cada aluno represente um papel acordo com as seguintes situações:
a) como se fosse um arquiteto descrevendo a casa para seu cliente;
b) como se fosse o ladrão descrevendo ao comparsa como é a casa para o roubo da mesma;
c) como se fosse uma dondoca descrevendo a casa para a querida amiga;
d) como se fosse a noiva convencendo o noivo a comprar a casa;
e) como se fosse o corretor de imóveis, tentando vendê-la a uma família de classe média.
Nós, a seguir, daremos as sugestões de como ficariam algumas falas e depois solicitamos a você que construa as outras.
1ª Situação: o arquiteto descrevendo a casa para o cliente:
“Como o senhor pode verificar, o 2º piso possui uma vedação de acústica, de forma que seus filhos poderão jogar videogame alto ou ver televisão, que no primeiro piso haverá total isolamento do som. A cozinha foi planejada de forma tal a garantir maior aproveitamento dos espaços, como o senhor pode verificar, todos os eletrodomésticos ficarão embutidos, o que garantirá maior área de circulação na mesma...
2ª situação: o ladrão explicando ao comparsa como entrar na casa para um roubo.
“O cara, o lance é o seguinte, a casa é a maior moleza, sacou? O alarme só apita, cara, se tu força a porta da frente, mas o lance é subir pelo telhado, e descer num bequinho que fica na frente da sala, um tal de jardim de inverno, como os bacana fala e saca só: lá só tem uma porta de vidro, cara, é a maior moleza , essa porta não tem grade nem tranca especial, e só levá um torniquete e já tamo no meio do cafofo, morô? Aí , cara, é só aproveitar, deitar e rolar....
Agora, você continua, escolha umas das situações descritas nas letras "c", "d" e "e" e construa um texto mostrando como seriam os recursos comunicativos de cada falante. Você pode propor, também, outras situações.
Imagine a seguinte situação. A professora leva uma foto de uma bela casa (escolhida em revista de decoração ou arquitetura, de preferência com planta) e solicita que cada aluno represente um papel acordo com as seguintes situações:
a) como se fosse um arquiteto descrevendo a casa para seu cliente;
b) como se fosse o ladrão descrevendo ao comparsa como é a casa para o roubo da mesma;
c) como se fosse uma dondoca descrevendo a casa para a querida amiga;
d) como se fosse a noiva convencendo o noivo a comprar a casa;
e) como se fosse o corretor de imóveis, tentando vendê-la a uma família de classe média.
Nós, a seguir, daremos as sugestões de como ficariam algumas falas e depois solicitamos a você que construa as outras.
1ª Situação: o arquiteto descrevendo a casa para o cliente:
“Como o senhor pode verificar, o 2º piso possui uma vedação de acústica, de forma que seus filhos poderão jogar videogame alto ou ver televisão, que no primeiro piso haverá total isolamento do som. A cozinha foi planejada de forma tal a garantir maior aproveitamento dos espaços, como o senhor pode verificar, todos os eletrodomésticos ficarão embutidos, o que garantirá maior área de circulação na mesma...
2ª situação: o ladrão explicando ao comparsa como entrar na casa para um roubo.
“O cara, o lance é o seguinte, a casa é a maior moleza, sacou? O alarme só apita, cara, se tu força a porta da frente, mas o lance é subir pelo telhado, e descer num bequinho que fica na frente da sala, um tal de jardim de inverno, como os bacana fala e saca só: lá só tem uma porta de vidro, cara, é a maior moleza , essa porta não tem grade nem tranca especial, e só levá um torniquete e já tamo no meio do cafofo, morô? Aí , cara, é só aproveitar, deitar e rolar....
Agora, você continua, escolha umas das situações descritas nas letras "c", "d" e "e" e construa um texto mostrando como seriam os recursos comunicativos de cada falante. Você pode propor, também, outras situações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário